Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Hiperfocal

Definindo Hiperfocal

Quando uma objetiva é focalizada no infinito, o limite próximo da profundidade de campo é chamado de distância hiperfocal, para aquela abertura. Ela pode ser determinada prontamente por meio das escalas no tubo da objetiva: selecione o foco em infinito e proceda à leitura da distância hiperfocal no lado oposto às marcas correspondentes à abertura que estiver usando. Se então você selecionar o foco para essa determinada distância hiperfocal, a profundidade de campo irá se estender da metade da distância hiperfocal até o infinito. Focalizando na distância hiperfocal conseguimos o máximo alcance de profundidade de campo para qualquer abertura.

Veja a figura abaixo:

Quando uma objetiva é focada no infinito, o limite próximo da profundidade de campo é chamado de distância hiperfocal, para aquela abertura.

A distância hiperfocal pode ser determinada através das escalas no tubo da objetiva. Selecione o foco em infinito e leia a distância hiperfocal no lado oposto às marcas da abertura que estiver usando.

Então, vimos que fazendo o plano no infinito, nossa profundidade de campo vai desde a distância hiperfocal até o infinito, no entanto, quando fazemos o foco no plano da distância hiperfocal, a nossa profundidade de campo vai da metade da distância hiperfocal até o infinito.

Na prática, vamos supor que eu tenha uma determinada camera, com determinada objetiva em determinada abertura. Ao fazer o foco no infinito, descubro que a menor distância que um outro sujeito pode ficar para que ele ainda apareça aceitavelmente nítido, é 5m. Distância essa em relação ao plano do sensor. Ou seja, 5m é a minha distãncia hiperfocal.

Então, se eu ao invés de fazer o foco no infinito, fizer o foco exatamente nessa posição, minha profundidade de campo agora irá de 2,5m até o infinito!